A Estrada entre Cunha e Paraty tem uma distância de apenas 46 Km, mas tem uma grande diferença de altitude e passa por áreas intocadas da Serra do Mar.
Na parte paulista, o trecho é de serra com campos de altitude, já no lado carioca, adentra-se na parte preservada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Na estrada de Paraty para Cunha tem lindas paisagens, cachoeiras, uma antiga usina, o histórico caminho de ouro, um alambique, um pico de 1840 metros de altura com uma vista incrível e mais.
Horto Muncipal de Paraty
Após atravessar a ponte na estrada Paraty – Cunha, após 200 metros há a entrada para o Horto Muncipal, à esquerda. Se você estiver interessado em plantas, vale a pena uma visita.
Cachoeira Poço dos Ingleses + Cachoeira e Antiga Usina Pedra Branca
O Poço dos Ingleses, com água cristalina, é o primeiro atrativo no caminho para a Cachoeira Pedra Branca. A Usina Pedra Branca foi a primeira usina hidrelétrica da região e servia à fábrica de farinha de bananas do príncipe D. João de Orleans e Bragança; hoje é uma ruina.
Cachoeira do Tobogã – Alambique Engenho D’Ouro – Caminho do Ouro
Estrada Paraty-Cunha, km 8
Esta cachoeira tem como principal atrativo uma grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã, onde se pode escorregar até cair em uma piscina natural. Pode-se escorregar sentado com boa segurança, mas jovens de Paraty costumam descer em pé, surfando perigosamente na pedra.
O Alambique Engenho D’Ouro está em frente da Cachoeira do Tobogã, tem um pequeno museu e muitas variedades de cachaças para vender. A produção de cachaça na região começou cedo. Há registros de que em 1820 funcionavam 12 engenhos de açúcar e cerca de 150 alambiques em Paraty. Por isso, o nome da cidade já foi sinônimo de cachaça.
– http://engenhodouro.com.br/ –
Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Ponto de passagem obrigatório nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois o Caminho hoje passa por propriedades particulares. A entrada do Caminho do Ouro em Paraty está no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha e próximo à entrada da Cachoeira do Tobogã.
A Cronologia do Caminho do Ouro…
Pedra da Macela
A Pedra da Macela é uma montanha situada na Serra do Mar, exatamente na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Localizada em um trecho da Serra do Mar conhecido como Serra da Bocaina, a Pedra da Macela apresenta altitude de 1840 metros, sendo considerada como o ponto de maior elevação da região. A entrada para a Pedra da Macela está a 25 km de Paraty.