O centro histórico é o cenário colonial de Paraty, que inclui mansões com paredes caiadas e igrejas barrocas em ruas exclusivas para pedestres com calçamento de pedras irregulares. A Igreja de Santa Rita, construída em 1722 com vista para a baía, tem um museu de arte sacra.
Paraty é uma cidade cheia de vida à noite o ano inteiro, a gastronomia variada inclui bistrôs requintados e restaurantes tradicionais com mesas ao ar livre.
Bares charmosos que oferecem boa música ao vivo (bossa nova, MPB, jazz, blues, etc.), lojas chiques que vendem cachaças locais, roupas e artesanatos e pelas ruas artistas como as “estátuas vivas”, malabaristas e pintores.
O forte
Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defensor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade.
Comer e beber
Paraty é uma cidade cheia de vida à noite o ano inteiro, com muitos bares com boa música ao vivo (bossa nova, MPB, jazz, blues, etc.), muitos restaurantes, artistas pela rua, por exemplo, as “estátuas vivas”, malabaristas e pintores. A festa não acaba até altas horas da madrugada.
Como sugestão para almoço ou jantar no centro histórico, recomendamos os restarantes Banana da Terra, Refúgio e a pizzaria Punto Di Vino.
Cultura
A cidade tem uma ampla bagagem cultural, seja pela quantidade de eventos que nela ocorrem ou pela intensa vida cultural. Recomendamos um pequeno roteiro para ser feito a pé pelo centro histórico: visitas à Igreja Matriz, construída no ano de 1712, à capela de Santa Cruz, às igrejas de Nossa Senhora das Dores, com sua bela visão da baía de Paraty, Nossa Senhora do Rosário e a de Santa Rita, esta última com as características do Barroco Rococó e onde funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, ao Quartel da Patitiba, aos Passos da Paixão, e à Casa da Cultura de Paraty.
Paraty em Foco
Paraty em Foco é um festival internacional de fotografia realizado anualmente em Paraty, desde 2005.
Outros eventos
Dom João de Orleans e Bragança mostra sua casa do período imperial em Paraty
Príncipe revela os detalhes do sobrado original de 1830